Geral

Santa Catarina poderá ter outras três escolas militares a partir de 2018

Santa Catarina poderá ter outras três escolas militares a partir de 2018

No país, há 13 escolas comandadas pelo Exército — nenhuma em Santa Catarina — e dezenas conduzidas pelas polícias estaduais. Não há um órgão que centralize essa contagem, nem mesmo todos os Estados têm dados consolidados a respeito da própria realidade, mas se sabe que Goiás desponta na lista de federações com 36 colégios militares e outros 18 previstos para o ano que vem.

A diretora de instrução e ensino da Polícia Militar em Santa Catarina, tenente-coronel Claudete Lehmkuhl, explica que as pessoas têm pedido à corporação a multiplicação da filosofia militar nas escolas com base na experiência em curso na capital catarinense há mais de três décadas. Mesmo com 90% das vagas destinadas a descendentes de militares e somente 10% à comunidade em geral por meio de sorteio (o Ministério Público recomenda o método em vez de prova há pelo menos 15 anos), a oficial acredita que esse movimento seja demandado pelo momento social, político e econômico vivido pela população.

— Isso é interessante porque estão valorizando a nossa proposta pedagógica, mas ao mesmo tempo é uma expansão que tem que ser feita com cautela, até porque envolve a estrutura da corporação. Tenho associado essas novas demandas a esse momento político que estamos passando, em que estão sendo solicitadas a volta da ética, dos valores, da cultura. E isso é muito repassado para as crianças e adolescentes no colégio militar — contextualiza a tenente-coronel.

Fonte: DC

radiofloripa

setembro 24th, 2017

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *